Por que Biologia Evolutiva?

É comum vermos o termo evolução sendo usado tanto para denominar o fenômeno (as alterações nas constituições genéticas de uma população ao longo do tempo) como para denominar a ciência que estuda esse fenômeno. Na minha opinião, isso cria uma confusão desnecessária. Considero bem mais claro e adequado utilizarmos o termo evolução para nos referirmos ao fenômeno, e o termo biologia evolutiva para nos referirmos à ciência que estuda aquele fenômeno.

Assim, não convém dizer “irei dar uma aula de evolução”, e sim “irei dar uma aula de biologia evolutiva”. Guardando as devidas proporções, é como dizer  “sou professor de animais” ao invés de dizer “sou professor de zoologia”, frases claramente diferentes.

Um outro problema é a questão da tradução. Biologia evolutiva, em inglês, é evolutionary biology, que infelizmente vemos por aí traduzido como biologia evolucionária. Traduzir evolutionary por evolucionária não é a melhor escolha. Copio aqui um pequeno mas esclarecedor texto do blog Gene Repórter, que explica muito bem as alternativas:

Evolutivo, evolucionário, evolucionista

Uma sugestão aos tradutores e autores de ciência.

Como há uma certa variação na tradução do termo ‘evolutionary’ e há tanto polissemia quanto sobreposição dos termos ‘evolutivo’, ‘evolucionário’ e ‘evolucionista’, proponho que se organizem os termos do seguinte modo:

a) evolutivo – adjetivo correspondente a fenômenos e processos de evolução biológica: biologia evolutiva, processos evolutivos (= processos relacionados à evolução como causa ou consequência), biólogo evolutivo (= biólogo que estuda a evolução), teoria evolutiva (= teoria que explica a evolução dos seres vivos)…

b) evolucionário – adjetivo correspondente a algo que *cause* ou *provoque* a evolução biológica: processos evolucionários (= processos que levam à evolução), Alto Evolucionário (personagem Marvel, geneticista que altera os seres vivos), causas evolucionárias…

c) evolucionista – adjetivo referente à corrente filosófica do Evolucionismo: filósofo evolucionista (= filósofo defensor da teoria evolutiva), livro evolucionista, biólogo evolucionista (= biólogo que defende a teoria evolutiva)…

Portanto, bem vindo à excitante área da ciência que se debruça sobre a evolução: a biologia evolutiva.




4 comentários sobre “Por que Biologia Evolutiva?

  1. Pingback: Evolução: testável e falseável

  2. Olá, tudo bem?
    Posso fazer uma pergunta sobre evolução por aqui mesmo? Ou teria um e-mail, algo assim? Fico no aguardo! valeeu
    Carol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s