Sobre

eu2Meu nome é Gerardo Furtado. Sou um tetrápodo amniota, um mamífero primata, que habita o aprazível sul da Austrália.

Um apaixonado pela biologia em (quase) todas as suas vertentes. Helenista incipiente, bibliófilo confesso, pretendo, se um dia conseguir me tornar biólogo, trilhar o fascinante caminho da etologia.

Trabalhei por vinte e dois anos como professor de ensino médio, em todas as áreas da biologia, de forma que sou – e tenho de ser – um eterno estudante. Ao publicar minha dolorosa cria, “lições sobre 7 conceitos fundamentais da biologia evolutiva”, senti a necessidade de criar um blog sobre evolução, onde eu pudesse escrever tantas e tantas ideias e análises que pensei em colocar no livro e que não pus, bem como muitas outras que nos surgem de repente, ao ler um artigo, ao ver um documentário ou simplesmente ao jogar conversa fora com os amigos.

Até recentemente morava com duas Labradoidas, seis gatos e uma primata fêmea… Ainda moro com a primata fêmea, loira, além das incontáveis gaivotas, cacatuas, magpies, corvos e rosellas que me dão o prazer de sua agradável companhia…

Um beija-flor ilustra esse blog desde que ele foi criado, representando o poder da evolução: como um dinossauro (sim, beija-flores são dinossauros) pode mudar tanto. A foto do beija-flor Florisuga mellivora foi obtida na Fotopedia (creative commons: photo by kat+sam on Flickr).

O subtítulo do blog vem de uma frase de John Maynard Smith: “No foresight, and no way back”.

Gerardo Furtado
gerardofurtado@gmail.com

21 comentários sobre “Sobre

  1. Caro professor Gerardo,

    Recentemente fiz uma viagem de férias e ,na oportunidade, li o seu livro “Lições sobre 7 conceitos fundamentais da biologia evolutiva.”. Eu achei um máximo! Pois a linguagem é de fácil entedimento e você mais o Felipe Pessoa discutem os assuntos de tal jeito que a leitora torna-se prazerosa, diferentemente de outros livros cuja a leitura torna-se muito enfadonha. Desejo boa sorte nesse projeto.

  2. Com certeza uma leitura prazerosa e, principalmente, rica – em ideias, explicações, ou devaneios que sejam…Enfim, não pretendo deixar de ler!

  3. Parabenizar a ótima iniciativa, além do excelente trabalho.
    Quem dera se contássemos na internet com mais páginas com conteúdo tão relevante e fascinante.
    Um prazer para qualquer amante da vida e aprendiz da biologia.

  4. Caro professor Gerardo,

    Tambem sou uma apaixonada por biologia,sou estudande e percebo cada vez mais como essa ciencia é maravilhosa.
    Estou realizando um trabalho da faculdade e gostaria de entrar em contato com você.Se possivel me responda as suas motivações para manter esse blog e que me falasse um pouco do seu trabalho.
    Espero sua resposta.

    Rosicleia

  5. Parabéns pelo Blog, Gerardo.

    Bela iniciativa!

    E o que realmente importa: com conteúdo.

    Estarei acompanhando, assim que ler tudo o que você já disponibilizou aqui.

    Abraços,

    Sérgio Antunes

  6. Labradoidas. Espécie mutante, ou a “verdadeira” espécie?

    Já eu tenho duas goldentranqueiras, que adoram cavar no meu jardim, especialmente nesta época de chuvas…

    • Labradoidas, a variedade verdadeira, pois um labrador “normal” é uma contradição em termos. Na verdade estamos apenas com uma (faz tempo que eu não atualizo esse perfil), pois a filhota teve câncer de fígado, e nós a eutanasiamos.
      Ter um Golden Retriever onde eu morava, Fortaleza, deve ser um grande sofrimento para o cão, por causa do calor. Mas é um cão bastante bonito, como aliás todos os cães (na minha opinião). A minha cavava no quintal quando era filhota, foi um comportamento que cessou naturalmente. Mas há diversas formas de evitar que elas façam isso…
      abraço.

  7. Tio Gerardo,
    (Eu não poderia começar com um vocativo formal,prefiro informalidade entre aluno e professor,mas deixemos isso para lá)

    Em nome de todos seus ex-alunos do colégio master e ,principalmente, daqueles do ano passado , o segundo master ,lembra?Pois é, estou aqui para lembra-lo da falta que você nos você faz e para deseja-lo maior sorte do mundo, ou azar ,já que tudo é a mesmo coisa (acaso),nessa nova fase de sua vida,pois o nilo nos contou de sua mudança para nova zelandia ,adoramos-te mesmo tão longe,
    Abraços,
    Dávila Lopes
    PS:o gabriel mandou um abraço.

  8. Acabei de descobrir seu Blog e adorei!!! Muito Obrigada.
    Obs: Entrei na biologia para fazer pesquisa e sigo nesso rumo até hoje no meu terceiro pós-doc e agora quero entrar de cabeça no mundo da educação.

    Parabéns pelo trabalho!

  9. Olá Gerardo, tudo bem?

    Encontrei por acaso seu blog. Sensacional!

    Entrará como sugestão de apreciação aos estudantes com quem trabalho no Ensino Médio.

    Como posso adquirir seu livro? Tentei algumas buscas de venda pela web sem sucesso…

    Aguardo teu retorno!

    Abraços Vanderlei.

  10. Caro Professor Gerardo,

    Fui seu aluno em 1997, Colégio Odilon Braveza, turma M1. Estava lá para me preparar para os vestibulares ITA/IME e trilhar pelo caminho das engenharias. Eis que surge a sua figura, com aulas espetaculares (a palavra é essa mestre, esperaculares!), e o menino à época, maravilhado como a física e a química trabalham para transformar a vil matéria em vida, mudou radicalmente a escolha. Professor, você mudou meu destino para sempre! Hoje sou médico, trabalho na terapia intensiva, professor universitário, porém isso não seria o bastante sem a cereja do bolo: até hoje, quase vinte anos depois, sou apaixonado pela bioquímica (culpa sua!). Dou aulas com a alegria e a paixão parecidas com as que você nos dava. Procuro bioquímica em tudo. Pra você ver: eu dou aula de medicina de emergência, e tem bioquímica em todas as minhas aulas. Agora que achei esse blog passo a ser seu seguidor. Continue o gênio que você é Professor, eu aqui pago pau! Abraços mestre!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s